Homem: ser racional?
Racional: Que usa a razão, que raciocina. Que se deduz pela razão. Conforme a razão.
Fonte: Dicionário Aurélio.
Desde o principio, o homem busca algo que os torne diferente dos outros animais. A razão é o que torna o homem único, a capacidade de raciocinar tornaria o homem um ser que estaria sobre todas as outras espécies. Mas não é isso que vemos e vivemos. Dês dos primórdios foram cometidas varias atrocidades pelo homem contra o homem. A pergunta a ser feita é: O que nos torna únicos é o que nos torna “Monstros”?
Massacre de Realengo
Massacre de Realengo refere-se ao assassinato em massa ocorrido em 7 de abril de 2011, por volta das 8h30min da manhã, na Escola Municipal Tasso da Silveira, localizada no bairro de Realengo, na cidade do Rio de Janeiro. Wellington Menezes de Oliveira, de 23 anos, invadiu a escola armado com dois revólveres e começou a disparar contra os alunos presentes, matando doze deles, com idade entre 12 e 14 anos. Oliveira foi interceptado por policiais, cometendo suicídio.
Escócia – 13 de março de 1996
Thomas Hamilton, que tinha 44 anos no dia, invadiu a Escola Primária de Dunblane e matou 16 crianças com idades entre 5 e 6 anos, além do professor da classe. Após deixar 15 feridos e alguns mortos, Thomas cometeu suicídio.
Estados Unidos – 20 de abril de 1999
Dois jovens, Eric Harris (18 anos) e Dylan Klebold, invadiram o instituto Columbine e abriram fogo contra todos que viam. Os dois assassinos deixaram 13 mortos e 21 feridos, a maioria sendo alunos entre 17 e 19 anos. Depois disso cometeram suicídio.
Estados Unidos – 16 de abril de 2007
Conhecido como "O Massacre de Virginia Tech", esse é o pior ataque a uma instituição de ensino já registrado nos E.U.A, deixando 33 mortos, além de 25 feridos. Cho Seung-Hui, um estudante sul coreano, foi o responsável por todas as mortes.
Rússia – 01 de setembro de 2004
Esse foi com certeza o pior ataque já feito a uma instituição de ensino, pois vitimou 344 pessoas, sendo 186 crianças. O assassinato em massa ocorrido na Escola Número Um, em Beslan, começou como um seqüestro, porém as negociações não conseguiram avançar, de maneira que o governo resolveu invadir o prédio onde os seqüestradores mantinham todos os reféns, mas infelizmente a ofensiva deu errado, pois muitos explosivos haviam sido instalados no local e foram detonados antes que os criminosos fossem pegos. Essa falha no ataque deu tempo para os seqüestradores, além de detonarem os explosivos, pudessem descarregar suas armas nas vitimas indefesas, aumentando ainda mais o número de mortos.
Esses são os maiores massacres em escolas. Nas aulas de historia, nos jornais, em revistas, na televisão podemos ver a capacidade destrutiva do homem. Não posso ser hipócrita e disser que isso é só uma parte pequena da humanidade todos nos alimentamos um tipo de preconceito, ou vemos uma situação com malicia.
Por fim deixo duas frases para reflexão.
"O homem é bom por natureza. É a sociedade que o corrompe."
“O povo, por ele próprio, quer sempre o bem, mas, por ele próprio, nem sempre o conhece.”
Não sabia que esse tipo de coisa já fosse tão comum assim!!!
ResponderExcluirQue tristeza saber que ouveram tantos atentados assim em instituições de ensino!!
ResponderExcluirficou muito legal o blog, só não está perfeito por falta de participação de toda a turma. Prfª Deise
ResponderExcluir